2018 ALGARVE, portugal

ARTES APLICADAS DA NATUREZA

 
IMG_5533.JPG
 
 

PROJECTO TASA- TÉCNICAS ANCESTRAIS SOLUÇÕES ACTUAIS

Convidamos designers a trabalhar com os artesãos do Algarve com quem TASA colabora desde 2010. Serão duas residências por ano, uma na Primavera e outra no Outono.

Esta primeira residência incidirá sobre 4 materiais/técnicas: tecelagem de palma, cortiça, azulejos e terracota. O cobre martelado estará disponível mediante solicitação.

 

Outono: 24 de setembro - 23 de novembro

 

QUEM PODE INSCREVER-SE

  • Designers com experiência em social-design

  • Comprometido em solucionar problemas através de design thinking em novos ambientes

  • Interessado em experimentar e rever técnicas tradicionais com materiais naturais

  • Process-driven designers

 

DESAFIO

O Algarve tem uma longa história fortemente ligada aos recursos do território,  anterior à chegada dos romanos. A rica diversidade paisagística que se encontram nesta área de Portugal (desde as florestas de cortiça, as quintas de frutos secos, as montanhas e os riachos) é responsável por manifestações culturais profundas, nomeadamente artesanato, arquitectura, agricultura, gastronomia, arte popular, dança, música, entre outras.

A utilização de elementos naturais em bruto e ao natural continua a ter uma forte presença em vários ofícios: cortiça, tecelagem de palma, argila, cana, madeira, pedra e têxteis. Infelizmente a modernidade rejeita muitos desses antigos costumes e tem causado um empobrecimento da cultura mediterrânica.

Como reagir a isso? Como salvar algumas dessas artes ancestrais?

Adicionando valor às técnicas através de novos designs.
O design inovador agrega valor conectando esses artesãos à era contemporânea. Aumentando a sua auto-estima, oportunidades e dando trabalho aos antigos mestres e a uma nova geração de artesãos. Estas são as razões de ser deste projecto.