2018 LISBOA, PORTUGAL

RE-IMAGINAR AS ARTES DECORATIVAS

 
IMG_2460.JPG

Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva- FRESS

Convidamos designers a trabalharem com um mestre artesão da FRESS em 17 workshops diferentes. Os produtos resultantes desta colaboração serão apresentados numa exposição no fim do ano no Museu de Artes Decorativas de Lisboa.

 

QUEM PODE INSCREVER-SE

  • Designers a meio da sua carreira profissional ou com pelo menos 8 anos de experiência.

  • Interessados em experimentar e re-imaginar as técnicas tradicionais.

  • Dedicados a um design de qualidade e sofisticado na criação dos seus produtos.

 

SOBRE FRESS:

A Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva nasceu do empenho na protecção das artes decorativas e dos ofícios com elas relacionadas, pela manutenção das suas características tradicionais portuguesas, pela sua missão educativa e social que representa e pelo desenvolvimento da sensibilidade dos artífices, através de um espaço de formação privilegiado.

 

O Museu - Escola de Artes Decorativas está instalado no Palácio Azurara, no bairro de Alfama, e recria o ambiente aristocrático do século XVIII, acolhendo uma das colecções mais representativas e homogéneas do panorama das Artes Aplicadas em Portugal. A colecção foi reunida ao longo de vários anos, com todo o empenho e dedicação do fundador, Ricardo do Espírito Santo Silva e foi doada ao Estado em 1953.

 

Além do Museu de Artes Decorativas, a Fundação tem um laboratório de conservação e restauro com 18 oficinas especializadas em artes e ofícios tradicionais portugueses que mantêm vivo um património imaterial de grande significado garantindo assim uma continuidade da herança portuguesa.

 

Têm ainda duas escolas de Artes: a Escola Superior de Artes Decorativas (ESAD) e o Instituto de Artes e Ofícios (IAO), onde dão continuidade à transferência de conhecimento, onde o ensino das artes é uma prioridade e uma missão.

Depois de várias décadas, a Fundação continua a ser uma prestigiada referência na divulgação e preservação do saber-fazer das artes decorativas portuguesas.