2018-2020 portugal 

PESQUISA

 
IMG_1467_wood.jpg

BASE DE DADOS de ACESSO LIVRE

Esta pesquisa resultará numa base de dados de artesãos e artífices que trabalham com 10 materiais.  A informação será de acesso livre e estará disponível online assim que formos completando o levantamento de cada um dos 20 distritos. As metodologias deste levantamento são baseadas nas diretrizes da UNESCO.

Criaremos perfis sobre cada artesão/artífice, o seu trabalho, a sua história e seus espaços de trabalho, através de visitas e entrevistas. Estes perfis servirão para torná-los acessíveis a designers e artistas interessados em colaborar e criar novas peças.

Esta pesquisa irá decorrer em paralelo com a pesquisa da Cátedra UNESCO, que está a definir quais são as técnicas Património de Portugal.

Através desta parceria com a Cátedra UNESCO, os artesãos serão elegíveis de receber um carimbo para as melhores práticas da Cátedra UNESCO – Évora, sempre que o seu trabalho apoie a preservação do património imaterial e do saber-fazer. Passa Ao Futuro promoverá esses artesãos através de seu website como meio de apoiar a transferência de conhecimento.