CONTEXTO

 
IMG_1516 copie.jpg

O PATRIMÓNIO DAS TÉCNICAS TRADICIONAIS E SABER-FAZER PORTUGUÊS ESTÁ A DESAPARECER...

Os artesãos estão perante uma série de dificuldades como por exemplo a limitação que enfrentam na exportação e com a falta de visibilidade dos seus produtos no Mercado do design, tanto nacional como internacional. À maioria falta-lhes também capacidade de produção e as gerações mais jovens são as primeiras a não ter interesse em seguir com o legado.
Por estas razões é urgente encontrar novas formas de activar esta actividade e inovar de forma a preservar este conhecimento e técnicas, para dar continuidade à transmissão destes saber-fazer.

Designers e clientes estão cientes da necessidade de mudança na forma como nós humanos nos relacionamos com os objetos, tanto ambiental como socialmente. Há um interesse cada vez maior na história por trás de cada objeto criado.

 

 

 

 

Para os designers e artistas que estejam interessados em trabalhar com materiais e artesãos portugueses, não há um caminho claro de como aceder às oportunidades existentes.

 

Ao disponibilizar informação clara e acessível e ao convidar um fluxo de designers locais e globais a colaborar com os artesãos, esperamos levar adiante este importante aspecto da humanidade.