MÉrtola, PORTUGAL

Residência da planta à manta

2021

 

Cooperativa Oficina de Tecelagem de Mértola

Uma das artes tradicionais mais antigas da região de Mértola é a tecelagem das mantas de lã. Neste atelier-museu vivo da cooperativa de tecelagem, Helena e Fátima tecem para manter viva esta tradição. Os padrões das mantas assemelham-se a uma gramática ornamental afiliada às antigas tradições berberes trazidas para aqui pelos mouros, há séculos atrás e criam um diálogo com o mediterrâneo através de antigas passagens culturais. 

Tecidas em teares com mais de 300 anos, o processo é 100% feito à mão. A lã é proveniente das ovelhas campaniças locais que são parte integrante da paisagem protegendo-a assim da desertificação. Esta raça de ovelhas precisa de menos água e está aclimatada para os verões quentes e secos pelo que este é um exemplo puro de exploração agrícola e têxtil que faz parte de um projecto de pastagens regenerativas que está a ter lugar na zona. 

O início do ciclo da manta são as plantas de pasto - o trifolium, ornithopus e biserrula - garantindo assim o mais importante: manter as ovelhas saudáveis e a lã mais forte.
Ao manter viva a tradição da tecelagem, as ovelhas, os pastores e a paisagem são protegidos, permitindo assim que esta forma de arte preserve muito mais do que o património cultural.

Ao comprar estes cobertores, está a apoiar um ecossistema.


 

as tecedeiras

Helena rosa

Helena Rosa, mestre tecedeira em Mértola, dedica-se à arte de tecer há 33 anos e tem liderado a cooperativa durante os últimos 13. Apaixonada pela tecelagem dos padrões tradicionais locais, é das últimas que salvaguarda este conhecimento e reza para que haja uma geração mais jovem a levar a cabo estas tradições. Helena é também defensora de um processo 100% artesanal. Acredita que as máquinas mudam a sensação da lã, que existe uma sensibilidade quando o ciclo de lavagem, cardagem, fiação e tecelagem é feito à mão.

Fátima MESTRE

Fátima estudou com a Mestre Helena e tece desde há 7 anos. Ambas as suas avós teciam fio e a sua bisavó era também ela tecedeira. Fátima cresceu a observar as tecedeiras da sua aldeia, e desde criança sente-se fascinada pela tecelagem. Especializou-se na tecelagem do Cobertor tradicional, na tecelagem de tecido de algodão reciclado, chamado Mantas da Retalhos, e na tecelagem de linho.

 

RESIDÊNCIA POWERED BY PEOPLE

A residência organizada pela Passa Ao Futuro com a Powered by People juntou duas designers, Annie Millican e Alison Phillips, com as tecedeiras de Mértola. Juntas criaram desenhos baseados nos padrões tradicionais. O padrão tradicional Manta de Riscas com espiga e fuzis, foi ampliado para as mantas “Manta de Madeira”; as dimensões do Cobertor tradicional foram alteradas para o “Cobertor” e o “Cobertor de Fronteira” utiliza a mais rara das cores de lã locais. Cada uma delas fala das origens em Mértola e tem várias modificações que podem ser personalizadas. Todas são tecidas para durar gerações. 

Devido à pandemia, as designers trabalharam remotamente através da Passa Ao Futuro, num intercâmbio que fomentou a criatividade além-fronteiras. Por meio de imagens dos padrões tradicionais, cores da lã local, pormenores e acabamentos, juntamente com os estudos do Professor Cláudio Torres, publicados na década de 1980, Annie e Alison apresentaram várias propostas de design preliminares. Essas propostas foram então redesenhadas durante o intercâmbio, tendo em consideração as especificidades técnicas dos teares e dos padrões que poderiam ser tecidos em conjunto.

Este projecto faz parte de uma iniciativa de coleções cápsula em que PBP seleccionou 4 grupos de fabricantes do México, Quénia e Portugal, para colaborar em desenhos originais modernos baseados nos seus processos tradicionais. 

link para o website PBP

 

Peças

 
 
 

LOGWOOD MANTA

O cobertor “Manta de Madeira” é uma rendição do tradicional padrão fuzil com quadradinho manta, um padrão antigo que foi trazido para Portugal pelos Mouros. Os padrões foram aumentados até três tamanhos acima.
O impacto gráfico é surpreendente uma vez que o cobertor completo é tecido. Trabalhou-se também com um gradiente de transição das cores da lã local ao longo de toda a peça. Através de diferentes possibilidades de cores, sequência e variação de listas, esta é a peça mais personalizável.


 

COBERTOR

Esta peça é uma interpretação das tradicionais mantas, misturando os dois tons mais escuros de lã. Tecido à mão por Fátima Mestre.

 
 
 

Border Blanket

Esta peça é uma simples trama de 2 cores que celebra a lã de cor vega marlada que é mais rara nas ovelhas locais.


Tecida à mão por Helena Rosa e por Fátima Mestre

 
 

as designers

 

Annie Millican

Annie Millican é tecelã, designer e consultora de desenvolvimento internacional que passou 12 anos a trabalhar com comunidades de artesãos globais e marcas de design para apresentar o trabalho artesanal a novos públicos. Na sua prática, Annie empenha-se em construir ligações humanas significativas e em trazer maior equidade para o setor da moda e decoração através de produtos e sistemas cuidadosamente desenhados. É a fundadora da marca de moda peruana e residência artística Awamaki Lab, e é membro fundador de inúmeros projetos de design sustentáveis e organizações sem fins lucrativos, incluindo Voz, DARA Artisans, The Anou, Kollabora, Nest e Bodkin. Ao todo, seu trabalho apoiou 550 empresas artesanais e facilitou mais de $ 15 milhões de dólares (USD) em encomendas para empresas artesanais de pequena escala, em economias emergentes. O seu trabalho foi reconhecido com a Bolsa das Indústrias Criativas das Nações Unidas, o Prémio Ethical Fashion Foundation Source, na Vogue, WWD e no New York Times. É licenciada em International Development Studies e História da Arte pela McGill University e, atualmente, está a tirar o MFA em Têxteis na Rhode Island School of Design

Alison Phillips

Alison Phillips é sócia fundadora e diretora de design da Powered by People, uma empresa de impacto social que digitaliza o setor da manufatura criativa e artesanal (CMH) fomentando oportunidades económicas em escala. Além da prática em consultoria em Inovação, Alison construiu e liderou equipas multidisciplinares de design e de negócio. Foi diretora administrativa e diretora global de design industrial na BlackBerry, onde era responsável por todos os produtos de hardware. Alison foi diretora de merchandising da retalhista de moda Aritzia durante um período de rápida expansão e com lançamento estratégico nos Estados Unidos. Como seu membro fundador, Alison foi fundamental na formação da marca de lifestyle Caban, a então inovadora rede de lojas de decoração da Club Monaco, que foi posteriormente adquirida por Polo Ralph Lauren. Phillips possui mais de 100 patentes. É também oradora ativa, consultora executiva e mentora de várias incubadoras de tecnologia. O seu trabalho foi apresentado em várias publicações e foi reconhecido globalmente com um Clio, Good Design, 3 iF Design e 6 Red Dot Awards, prémio "The Best of the Best". É licenciada em Design Industrial pela Carleton University.

Powered by People

Powered by People é uma plataforma tecnológica que usa ferramentas digitais para ligar o setor da manufatura criativa e artesanal (CMH) diretamente às cadeias de distribuição globais, impulsionando o crescimento económico em escala. A plataforma PBP oferece acesso aos mercados, financiamento e gestão em produção digital. 

Acreditam num futuro mais transparente e sustentável para todos. No PBP Market, os compradores internacionais podem descobrir e comprar facilmente produtos distintos e diversos, em revenda, feitos de forma responsável por fabricantes qualificados de todo o mundo.


 

Muito obrigada pelo apoio:

Município de Mértola

Powered by People

&

Obrigada pela boleia MINI Portugal!