MÉrtola, PORTUGAL

RESIDÊNCIA ALENTEJO HERITAGE TEXTILES

2022

 

Esta residência teve como objetivo gerar colaborações interdisciplinares locais e internacionais, construindo ligações duradouras em torno de padrões e técnicas tradicionais de tecelagem e aqueles que mantêm viva esta sabedoria.

Compreender e explorar a sequência de padrões tradicionais usados em Mértola há séculos, tanto para replicar como para as desconstruir e reconstruir em novas formas. Mergulhando profundamente na lã da região, na cultura local, nos objetos decorativos e utilitários.

Durante a residência, tivemos o prazer de acolher duas equipas de designers: Flores Textile Studio e Machen Collective.

Esta Residência fez parte do Projeto Creative wear + Project, co-financiado pelo programa INTERREG MED, em parceria com o Arteria Lab da Universidade de Évora e o Museo del Tessuto di Prato.

Os resultados foram exibidos no Museo del Tessuto de Prato em junho de 2022.

 
 

FLORES EM MÉRTOLA

A residência juntou a mestre tecelã Helena Rosa da Cooperativa Oficina de Tecelagem de Mértola com as designers Emma Pucci e Valentina Pilia da Flores Textile Studio, com o objetivo de recuperar uma técnica local histórica na criação de uma peça de tapeçaria. Esta técnica, que era tradicionalmente utilizada para fazer mantas de Colcha de Carapoulo, nunca tinha sido utilizada na Cooperativa, embora fosse praticada localmente até há cerca de 35 anos. Versões menores são utilizadas em linho para criar detalhes em toalhas de mão e outras aplicações, mas não em lã nem na escala utilizada durante a residência. A tapeçaria original foi inspirada numa peça do museu de tecelagem. O design geral foi feito em colaboração com Audrey Schayes da codefrisko. Vários dos motivos foram retirados de detalhes de peças do museu e misturados com novos desenhos. Este projeto recupera uma tradição e, ao mesmo tempo, melhora as ofertas da cooperativa de tecelagem, estabelecendo uma parceria de longo prazo com o ateliê Flores.


MACHEN EM MÉRTOLA

Com orientação da mestre tecelã Helena Rosa, Fátima Mestre da Cooperativa Oficina de Tecelagem de Mértola vai colaborar com o maker Daniel Heer e o artista Cian McConn para a Machen Collective na criação de mantas personalizadas para a sua coleção. Tecendo novos designs baseados nos padrões tradicionais de cobertores, as peças originais serão incluídas na exposição itinerante e na experiência da Machen Guest Room em Portugal e não só.


 
 

AS TECEDEIRAS

Helena rosa

Helena Rosa, mestre tecedeira em Mértola, dedica-se à arte de tecer há 33 anos e tem liderado a cooperativa durante os últimos 13. Apaixonada pela tecelagem dos padrões tradicionais locais, é das últimas que salvaguarda este conhecimento e reza para que haja uma geração mais jovem a levar a cabo estas tradições. Helena é também defensora de um processo 100% artesanal. Acredita que as máquinas mudam a sensação da lã, que existe uma sensibilidade quando o ciclo de lavagem, cardagem, fiação e tecelagem é feito à mão.

FÁTIMA MESTRE

Fátima estudou com a Mestre Helena e tece desde há 7 anos. Ambas as suas avós teciam fio e a sua bisavó era também ela tecedeira. Fátima cresceu a observar as tecedeiras da sua aldeia, e desde criança sente-se fascinada pela tecelagem. Especializou-se na tecelagem do Cobertor tradicional, na tecelagem de tecido de algodão reciclado, chamado Mantas da Retalhos, e na tecelagem de linho.

 

PROJECTO "CREATIVEWEAR PLUS

CreativeWear PLUS baseia-se nos resultados do projecto Interreg MED CreativeWear (2016-2019), que trouxe uma nova atenção à criatividade, ao design personalizado e à produção artesanal e em pequena escala para cadeias de valor territorialmente específicas para a indústria Têxtil & Vestuário (Textile & Clothing - T&C). Cinco Pólos Criativos reuniram artistas, designers e criativos com empresas de T&C em Itália, Espanha, Eslovénia e Grécia. A experimentação com diferentes formatos de interacção levou a um Modelo CreativeWear comum, cuja capacidade de transferência foi testada por extensão a seis novos Creative Hubs através de uma Open Call em 2018 e pela incorporação na rede H2020 TCBL de Laboratórios de Inovação em 2019.

Em 2021 a CreativeWear PLUS associou três parceiros originais de Itália e Grécia a três novos Hubs estabelecidos em Portugal, França e Bósnia para integrar ainda mais a rede CreativeWear, orientando a criatividade para os novos desafios da economia circular e sustentabilidade em T&C, envolvendo áreas como os têxteis de base biológica, o vestuário de alta costura, e a reinterpretação das tradições culturais.

O plano de trabalho prevê que cada novo Hub seja emparelhado com um parceiro do projecto original para aplicar o Modelo CreativeWear nos passos iniciais da construção de comunidades locais e lançar um primeiro conjunto de eventos no mês 6 do projecto. A segunda fase envolve uma cooperação transnacional mais profunda e troca de conhecimentos, culminando no evento final do projecto no mês 13. A sustentabilidade da rede é novamente assegurada no âmbito da rede de laboratórios de inovação da Fundação TCBL.

O projecto CreativeWear PLUS é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

COM O APOIO DE: